A escada do desejo e do medo no processo terapêutico

07/fevereiro/2013

Podemos iniciar lembrando que o homem evolui através do desejo e do medo.
Não há medo sem um desejo escondido e não há desejo que não traga consigo um medo. O desejo e o medo estão ligados. Temos medo do que desejamos e desejamos o que nos faz medo.

Nossa vida evolui assim, através do nosso desejo de plenitude e o nosso medo da destruição. É o que Freud chama o jogo de Eros e Tanatos, do amor e da morte, o impulso de vida e o impulso de morte. Poderíamos dizer, em outra linguagem, que há em nós um desejo de plenitude e o medo da destruição.

A partir do momento em que nascemos, temos um impulso de vida, o desejo de viver, ao mesmo tempo em que há o medo de morrer. O desejo e o medo nascem juntos. Portanto a vida e a morte estão juntas.

Todo o medo passa pela experiência do vazio, que é este “lugar” onde não há desejo nem medo. Nossa vida passa sobre essa escada. Não paramos de subir e descer. Mas seria muito interessante saber quais são as fixações, quais são os nós, que causam bloqueios.

O profissional terapeuta pode ajudar muito neste processo, pois na escuta daquele a quem acompanha, deverá acessar o ponto onde houve um bloqueio. E, para reconhecer onde esta o bloqueio usa-se ferramentas bem direcionadas de forma bastante integrada com o cliente para poder fazer este acesso.

Os medos se enraízam em momentos muito particulares da existência, e escutar o medo permite entrar em contato com esse momento. O terapeuta está para nos ensinar a não ter medo do medo. A fazer dele um instrumento para a evolução, descobrindo o desejo de viver que se esconde atrás desse medo. E permitir ir mais longe.

Será preciso passar pelo vazio, será preciso superar o medo de se enganar, para descobrir em si uma Vida que é misericórdia.

*Baseado na obra de JeanYves Leloup.

Conheça nosso curso de Formação em Naturopatia Holística clicando aqui!

Compartilhe

Cadastre-se para receber nossa programação

Nome:
E-mail:

Fale Conosco

Se quer tirar dúvidas, compartilhar algo, dar uma sugestão ou fazer um elogio, enfim, estamos à postos por aqui. Você pode nos enviar um email para contato@institutoyantra.com.br ou se preferir, preencher o formulario aqui embaixo.

Acesse a área do aluno:

Rua José dos Reis, 708
Vila Prudente – São Paulo
Fone: (11) 2548-4858
WhatsApp: (11) 94035-9771
contato@institutoyantra.com.br
Horário de Atendimento: de 12h às 19h


Busca