O corpo precisa de movimento

13/dezembro/2012

Para seu perfeito funcionamento o corpo necessita de movimento. Mas movimento ordenado, sem sacrifícios. O esforço faz bem, desde que o prazer o acompanhe.
O perfume da natureza, o frescor da brisa, as cores do dia transformam o esforço num conjugado de movimento-mentalização-espiritualidade.

Somos o Universo e o Universo está em movimento. Mas a certa altura do caminho o homem tomou um atalho em sua trajetória. Fugiu da essência de seu ser buscando mais conforto e comodidade – e acabou chegando a essa desconfortável sociedade aloprada de virada de século.

Assim, esse ser que caminhou por milhões de anos tornou-se, de repente, absolutamente sedentário, enfurnado em casa, locomovendo-se sobre rodas, subindo escadas rolantes, usando elevadores. E toda essa tecnologia que teve por finalidade a busca de mais conforto e comodidade acabou colocando o homem num nível de enorme solicitação mental e extrema competitividade, que ultrapassa seus limites e causa desconforto. Ele não dá mais conta do que lhe é exigido, embora se sinta constantemente acomodado por tantas exigências. Resultado: o organismo humano atrofiou, vive cercado de doenças, mentalmente frágil e fisiologicamente desequilibrado.

Deixam de lado a oportunidade valiosa de fazer seu coraçãozinho trabalhar e sorrir agradecido. E, para agravar ainda mais a tendência à atrofia geral, não se movimentam para nada, sequer para abrir os vidros do carro.

O ponto mais vulnerável da falta de movimento é o coração. É ele que mais sofre, juntamente com a circulação sanguínea. O coração tem de fazer um tremendo esforço para o homem mal sair do lugar.

O homem moderno tem um “coração de passarinho” que, de tão pequenininho, bate, bate, bate mas “não manda sangue para lugar nenhum”. Não consegue suprir as necessidades mínimas do organismo. É impossível dizer que esse homem está vivendo – na verdade, está apenas sobrevivendo. O homem precisa movimentar-se para fortalecer o coração e melhorar todo o sistema circulatório, pois o mesmo sangue que abastece o fígado, nutri o baço e chega ao dedão do pé é o mesmo sangue que vai nutrir o cérebro e as próprias fibras do coração, fazendo com que todo o organismo tenha suficientes nutrientes e trabalhe com perfeita eficácia.

Se o movimento for feito sem agressão ao organismo, é a redenção do homem. Fundamental, portanto, é entrar em ação, sabendo que, para isso, não existe diferença de sexo nem de idade, existe a pessoa treinada e a pessoa não treinada. Tanto faz se é homem ou mulher ou que idade tenha. A idade não impede o desenvolvimento dos músculos, não impede a pessoa de ficar forte e desenvolver o coração. É um paradigma que deveria ser eliminado.

O mais incrível é que o movimento melhora a vida da pessoa em todos os aspectos. A pele rejuvenesce, a pessoa dorme melhor, alimenta-se melhor, o sangue circula melhor, melhora o desempenho sexual, faz diminuir a pressão arterial… Portanto, ficar velho é uma opção.

A vida é movimento. E é esse movimento o responsável por beneficiar seu corpo e enriquecer seu cérebro. É muito difícil uma pessoa que faz movimento ficar deprimida – não dá para sentir-se triste com tantos hormônios de altíssima qualidade que são fabricados graças ao trabalho com o corpo.

Todos nós temos os meios e as ferramentas para trabalhar a saúde. Basta começar.
A pessoa se transforma e essa transformação é tão profunda e rápida que parece que o nosso corpo está ali como que pedindo para se fazer alguma coisa por ele. Você ficará encantado por tudo o que está conseguindo, mas necessita no início se impor a realização desse trabalho gostoso, leve, mas persistente e sistemático. É preciso perceber claramente que o movimento é superimportante, mas tem de vir lincado com essa oportunidade suprema de entender o seu interior e ser a ferramenta mais útil na busca do desenvolvimento do potencial de vida.

Pode-se começar colocando na cabeça que você tem que gostar de você. Tem que se dar importância. Achar que é tudo na vida. Comece abrindo espaço no seu dia e se dê uma horinha para caminhar vendo as árvores, curtindo o dia, respirando gostoso. Faça desse passeio um momento de relaxamento. Depois, tome um banho e se descubra de bem com a vida. É importante a pessoa perceber que está se dando tempo. Só então vai constatar que atende a todos, tem dezenas de tarefas e obrigações, mas jamais entra na sua própria agenda. Veja, nem é preciso muito, basta meia hora para andar numa pracinha ou num condomínio. Claro que o resultado só virá com o trabalho sistemático e em sequência. Se sobe um degrauzinho de cada vez, porque tem que ser agradável, não é para sofrer, nem para despender um grande esforço logo de cara. Deve ser gratificante. E cada dia vai ficando mais gostoso.

Nosso organismo precisa de um tempo para se predispor e se preparar para o esforço físico, assim como para qualquer outra atividade. Portanto, a preparação mental é fundamental. Todas as células do corpo tem uma espécie de memória, bem preparado, o organismo tem condições de perfazer uma reorganização fisiológica interna de mais qualidade e assimilar melhor as transformações advindas do trabalho físico.

O movimento funciona como um “cutucão” que o organismo recebe para funcionar melhor. Essa cutucada o faz reagir, levando-o à transformação e ao desenvolvimento a um nível superior ao que estava antes.

Por isso, não perca tempo, conecte-se com o seu corpo e ouça a sua necessidade de movimentar-se, de sair do automático e fluir pela vida com mais leveza e dinamismo. Seu corpo merece esse cuidado…. Você merece se cuidar!!!

Baseado na obra de Nuno Cobra: “A semente da Vitória”

Compartilhe

Cadastre-se para receber nossa programação

Nome:
E-mail:

Fale Conosco

Se quer tirar dúvidas, compartilhar algo, dar uma sugestão ou fazer um elogio, enfim, estamos à postos por aqui. Você pode nos enviar um email para contato@institutoyantra.com.br ou se preferir, preencher o formulario aqui embaixo.

Acesse a área do aluno:

Rua José dos Reis, 708
Vila Prudente – São Paulo
Fone: (11) 2548-4858
WhatsApp: (11) 94035-9771
contato@institutoyantra.com.br
Horário de Atendimento: de 12h às 19h


Busca