O que é aromaterapia?

31/maio/2012
Por Gorethi Moura
 
Há várias maneira para se falar sobre Aromaterapia. Hoje, resolvi transcrever trechos do texto O que é aromaterapia?
 
Ele está no início no primeiro capítulo (Aromaterapia no dia a dia) do meu livro Caminhos da Aromaterapia – Práticas lidas, vividas e experienciadas, relançado este mês.
"Às vezez, penso que poderia pular esta parte de explicações. Engano meu. Para me fazer respeitar e compreendida – que é diferente de ser seguida, pois cada um tem seu livre arbítrio – necessito colocar o beabá desta arte e ciência dos deuses e deusas. Aí, faço uma reflexão e lembro que somos filhos e filhas de divindades. Portanto, herdamos algo divino, ou seja, somos co-criadores. O que me faz compreender como a Aromaterapia sendo criada por nós e para nós.
 
Continuando, digo que a Aromaterapia pode ser chamada de arte e ciência. É considerada a arte de misturar, a arte de combinar. No entanto, por que chamamos de arte? Arte, acredito, porque traz harmonia, beleza e forma. E por que ela é ciência? Simplesmente, porque é possível analisá-la, experimentá-la e comprovar a eficácia dos seus principais instrumentos de trabalho. Em resumo, pode-se afirmar que a Aromaterapia é a arte e a ciência de usar os óleos essenciais. Embora seja milenar (existe a evidência de óleos aromáticos no embalsamento de uma múmia datando de 6000 a.C., encontrada no Iraque), a palavra Aromaterapia surgiu, apenas, no século passado.
 
O termo foi criado pelo químico francês René Maurice Gattefossé, que durante a Primeira Guerra Mundial estava realizando experiências de laboratório (na cidade de Grasse, sul da França), quando queimou, seriamente, uma das mãos. Ele a mergulhou imediatamente numa vasilha contendo óleo puro de Alfazema (Lavanda). A queimadura cicatrizou em poucos dias e não produziu bolhas nem infecção.
 
Este foi o princípio das pesquisas com óleos essenciais no tratamento de soldados feridos na guerra, sendo que o óleo de Niauli (Melaleuca viridiflora) foi muito usado como antisséptico. E em 1928, Gattefossé publica pela primeira vez o termo Aromathérapiem numa revista científica. Seu livro tratando sobre o tema seria lançado em 1937".
 
Namastê!
 
Gorethi Moura – Aromaterapeuta
Para agendar seu atendimento com a profissional escreva aqui.
Compartilhe

Cadastre-se para receber nossa programação

Nome:
E-mail:

Fale Conosco

Se quer tirar dúvidas, compartilhar algo, dar uma sugestão ou fazer um elogio, enfim, estamos à postos por aqui. Você pode nos enviar um email para contato@institutoyantra.com.br ou se preferir, preencher o formulario aqui embaixo.

Acesse a área do aluno:

Rua José dos Reis, 708
Vila Prudente – São Paulo
Fone: (11) 2548-4858
WhatsApp: (11) 94035-9771
contato@institutoyantra.com.br
Horário de Atendimento: de 12h às 19h


Busca