Os Atributos do Sucesso – pelo olhar de Yogananda

11/outubro/2012

O sucesso na vida não depende apenas da capacidade natural; depende, na mesma medida, do empenho em agarrar a oportunidade que se oferece. As oportunidades, na vida, não surgem por acaso: são criadas. E criadas por você, agora ou a certa altura do passado recente ou distante. Já que as mereceu, use-as para sua maior vantagem. Você poderá tornar a vida muito mais proveitosa, no presente e no futuro, se procurar satisfazer às necessidades imediatas concentrando-se nelas e apelando para todas as habilidades e informações disponíveis.

Os pensamentos nos conduzem inevitavelmente ao fracasso ou ao sucesso: tudo depende de qual pensamento é o mais forte. Não corra sem parar atrás dos problemas. Deixe-os descansar um pouco, talvez eles se resolvam por si – mas cuide para você mesmo não descansar em excesso, a ponto de perdê-los de vista. Uma vez sintonizado com a própria alma, você pensará com acerto sobre tudo o que fizer; se seus pensamentos e atos desgarrarem, poderá retomar o controle sobre eles.

Para criar uma força de vontade dinâmica, tente fazer coisas das quais se julgue incapaz. Primeiro tarefas simples. Depois, à medida que fortalecer sua confiança e consolidar sua vontade poderá empreender outras mais difíceis. Empregue toda a sua força de vontade para realizar uma coisa de cada vez; não disperse energias nem deixe nada pela metade a fim de iniciar uma nova tarefa. A partir daí vá aprimorando o uso da vontade consciente.

Um dos piore inimigos da força de vontade é o medo. A força vital que flui regularmente por seus nervos é obstruída quando fica imobilizada pelo medo, fazendo diminuir assim a vitalidade do corpo. O medo entorpece a força de vontade. O medo paralisa o coração, perturba o processo digestivo e provoca muitos outros problemas físicos. Você deve ser prudente, mas nunca medroso.

Até o fracasso deve funcionar como estímulo para sua força de vontade e para seu desenvolvimento material e espiritual. Elimine as causas do fracasso e, com redobrado vigor, inicie a tarefa que deseja realizar. A estação do fracasso é a melhor época para lançar as sementes do sucesso. Sempre tente mais uma vez, não importa quantas vezes já tenha fracassado. Todo esforço após um fracasso deve ser bem planejado, empreendido com atenção e forca de vontade dinâmica crescente. A pessoa bem sucedida talvez tenha enfrentado mais dificuldades que as outras, mas nunca fala delas. Rejeita o fracasso o tempo todo.

Antes sucumbir lutando do que ceder enquanto existe a possibilidade de realizar mais alguma coisa, pois depois da morte seus esforços logo serão renovados em outra vida. Portanto, estimule todos os pensamentos de sucesso que teve em vidas passadas para revitalizá-los e eliminar o peso das tendências ao fracasso ainda predominantes.

A autoanálise é outro segredo do progresso. Analise quem você é, o que quer se tornar, que propensões ou deficiências o estão prejudicando. Decida qual é a sua tarefa profunda e secreta – sua missão na vida – para fazer de você mesmo aquilo que deve e quer ser. Só você é responsável por você. Nem os amigos nem o mundo da ação respondem por seus atos em última análise. Ninguém conseguirá afastá-lo da felicidade a menos que você se deixe afetar pelos pensamentos e atos negativos dos outros. Você tem deveres neste mundo, na esfera onde seu karma o colocou. Promova sua própria salvação ajudando os semelhantes. Aprenda a ver Deus nas pessoas. Quando começar a sentir-se uno com todos os seres humanos, compreenderá o que é o amor divino.

Você só será uma alma livre quando se dominar, quando resolver fazer o que tem de ser feito. O que controla sua vida não são os pensamentos passageiros ou as idéias brilhantes, mas os hábitos diários. Os hábitos de pensamentos são ímãs mentais: atraem de acordo com a qualidade de seu magnetismo. Desvie a mente para um hábito bom e mantenha-a vigorosamente empenhada no cultivo desse hábito até que ele se torne parte de você. Se você conseguir se livrar dos maus hábitos e fazer o bem porque quer ser bom, e não porque praticar o mau o deixa infeliz, então estará verdadeiramente progredindo. Só quando eliminamos os maus hábitos é que nos tornamos pessoas livres.

Mencionamos alguns atributos que você deve cultivar para obter o sucesso: pensamentos positivos, vontade dinâmica, autoanálise, iniciativa e autocontrole – mas esses são apenas os primeiros passos. O cultivo da vontade dinâmica deve florescer em sintonia com a vontade divina. Você não saberá o que é a vontade divina até desenvolver sua própria vontade e aprender a pô-la em harmonia com a vontade suprema. Esse contato divino se faz por meio da meditação.

Assim como todo o poder repousa na vontade de Deus, assim todos os dons espirituais e materiais fluem de Sua abundância sem limites. Para harmonizar-se com ela, você precisa erradicar da mente toda a idéia de carência ou pobreza. Para ter acesso a esse suprimento inesgotável, você deve cultivar a consciência da abundância. Se você renunciar à inquietude, fizer sua parte e confiar, Deus fará a Dele! Verá que forças acorrerão em seu auxílio para materializar seus desejos construtivos. Como Deus é a fonte de todo o poder mental e de toda a riqueza, não queira nem aja antes de contatá-lo, pois, desse modo dirigirá sua vontade e atividades para o objetivo certo. A serenidade profunda amplia a receptividade da nossa intuição, de modo a podermos nos comunicar com Ele e ouvir Suas respostas.

Concentrando-nos e meditando, conseguimos voltar à força desconhecida da mente para a realização dos nossos desejos. Uma vez resolvido a criar alguma coisa importante, sente-se em silêncio, acalme seus sentidos e pensamentos, e medite profundamente no que pretende. O verdadeiro sucesso acontece quando aumentamos nossa eficiência mental a tal ponto que conseguimos suprir todas as necessidades da vida. Um talento extraordinário não é tão importante quanto a determinação firme e o esforço incansável. Não continue carregando o peso da fraqueza mental e moral adquirido no passado, mas incinere-o nas chamas da resolução e liberte-se. Para se felizes precisamos ter boa saúde, capacidade de discernimento, vida próspera, profissão certa, coração generoso e, acima de tudo, uma sabedoria capaz de tudo abarcar e tudo conseguir.

Descubra seu verdadeiro objetivo na vida!

Compartilhe

Cadastre-se para receber nossa programação

Nome:
E-mail:

Fale Conosco

Se quer tirar dúvidas, compartilhar algo, dar uma sugestão ou fazer um elogio, enfim, estamos à postos por aqui. Você pode nos enviar um email para contato@institutoyantra.com.br ou se preferir, preencher o formulario aqui embaixo.

Acesse a área do aluno:

Rua José dos Reis, 708
Vila Prudente – São Paulo
Fone: (11) 2548-4858
WhatsApp: (11) 94035-9771
contato@institutoyantra.com.br
Horário de Atendimento: de 12h às 19h


Busca