Qual é o seu objetivo na vida? Os Atributos do Sucesso – pelo olhar de Yogananda

24/outubro/2012

Não importa qual seja o objetivo da vida, é óbvio que o homem é acossado por necessidades que se esforça por satisfazer. Convém nos concentrarmos em nossas verdadeiras necessidades, sem alimentar desejos inúteis. O homem tem de saber a diferença entre necessidades reais e “necessidades” vãs.

A pessoa envolvida por necessidades vãs e confortos materiais não se concentra nas pequenas exigências do corpo nem na obrigação maior de desenvolver a eficiência mental e a satisfação divina. Não lhe sobra tempo para desenvolver a acuidade mental ou para cultivar a paz interior, pois se tornou escrava das exigências dos hábitos tirânicos do conforto físico.

A prosperidade não consiste apenas em ganhar dinheiro; ela exige também o aprimoramento da eficiência mental, pois é de graça que se adquire consistentemente a saúde, a riqueza, a sabedoria e a paz.

Na busca do sucesso, temos de nos concentrar nas necessidades e não nos desejos. É bom que o homem não consiga tudo aquilo que almeja e que a Lei Cósmica não satisfaça desejos que poderiam ser prejudiciais. Uma criança pode pedir ao pai que lhe apanhe uma bonita serpente venenosa, mas o pai não atenderá a um desejo tão arriscado. A Lei Divina também nega a gratificação de desejos prejudiciais, embora momentaneamente agradáveis. Sem dúvida, como filho de Deus o homem pode, graças ao dom do livre-arbítrio, persistir (e o faz frequentemente) no anseio por coisas que parecem deleitosas no começo, mas só o prejudicam no fim.

Quanto maior a necessidade, maior a chance de satisfação. Antes de conseguir o que quer, você deve desenvolver o poder de alcançar, à vontade, aquilo que precisa.

Quais são suas verdadeiras necessidades? Alimento para o corpo, para a mente e para alma; abrigo, prosperidade, saúde, poder de concentração, boa memória, coração compreensivo, amigos, sabedoria e felicidade são algumas necessidades humanas. Vida simples, pensamento elevado e cultivo da alegria interior autêntica com o objetivo de tornar os outros espiritualmente felizes também são necessidades reais.

A verdadeira felicidade é duradoura porque tem natureza espiritual, ao passo que o gozo baseado nos prazeres dos sentidos logo se transforma em sofrimento. Fazer com que os sentidos sirvam à vontade do corpo e da mente leva à felicidade verdadeira; ceder aos sentidos só traz desgraças.

Concentre-se numa necessidade de cada vez é o primeiro passo na direção certa. Determine o que lhe é mais necessário, ponderando todos os fatores da vida e da verdadeira felicidade; em seguida, ponha toda a sua atenção e energia na busca do objetivo pelo método mais rápido possível.

Você tem que descobrir a meta da sua existência e o caminho mais curto para chegar até lá. O homem é um ser físico, mental e espiritual; precisa zelar por seu bem-estar completo, evitando desenvolver-se exageradamente em uma ou outra área.

Há pessoas que gastam toda a sua energia mental tentando ganhar dinheiro e algumas, bem sucedidas, morrem de ataque cardíaco antes de alcançar a felicidade. Perdida a fortuna, perde-se um pouco; perdida a saúde perde-se muito; mas, perdida a paz, perde-se tudo.

Fortaleça o corpo e depois aprimore a mente. Mantenha sua força de vontade equilibrada para poder se aferrar a um projeto até realizá-lo. Primeiro escolha cuidadosamente seu trabalho. Decida com calma que vocação irá seguir. Você deve gostar da profissão para obter sucesso. Se ainda não encontrou nada que goste, insista. Viva plenamente o momento atual e deixe o futuro cuidar de si mesmo. Goze por inteiro a maravilha e a beleza de cada instante. Sinta a presença da paz. Quanto mais o fizer, mais perceberá a contiguidade desse poder em sua vida.

Acorde! Nunca é tarde para analisar o que você é e quais são as suas tarefas secretas, para se tornar aquilo que deve ser. Você tem talentos e habilidades que nunca usou. Tem toda a energia de que precisa. Não há nada maior que o poder da mente. Sorria o sorriso vigoroso do empenho equilibrado, o sorriso milionário que ninguém pode lhe arrebatar.

Compartilhe

Cadastre-se para receber nossa programação

Nome:
E-mail:

Fale Conosco

Se quer tirar dúvidas, compartilhar algo, dar uma sugestão ou fazer um elogio, enfim, estamos à postos por aqui. Você pode nos enviar um email para contato@institutoyantra.com.br ou se preferir, preencher o formulario aqui embaixo.

Acesse a área do aluno:

Rua José dos Reis, 708
Vila Prudente – São Paulo
Fone: (11) 2548-4858
WhatsApp: (11) 94035-9771
contato@institutoyantra.com.br
Horário de Atendimento: de 12h às 19h


Busca