- Aline Pastori
A arte de cuidar do Ser
Holos vem do grego e significa todo, inteiro, integral. É uma abordagem terapêutica que se importa com todos os aspectos do Ser Humano, e atua juntamente com todas as outras formas de tratamento.

Muito ouvimos falar das Terapias Naturais e da visão holística do Ser Humano (que bom!), mas poucas pessoas sabem do que se trata de fato, e de como são realizadas.
Podemos dizer que desde os primórdios de nossa civilização temos registros do uso dos recursos naturais para tratar e auxiliar no reequilíbrio da saúde, considerando que o homem primitivo só tinha a Natureza como sua aliada, ou seja, tinha TUDO o que precisava, pois certamente é nela que se encontram todas as respostas e todos os antídotos para nossos abusos.
Tudo que temos hoje de recursos, no formato da medicina tradicional, teve seu início no contato e na observação da Natureza, principalmente os medicamentos que hoje dispomos.
Claro que os avanços que tivemos após a revolução industrial e tecnológica têm seu grande valor, e a eles também devemos agradecer, pois ajudam sem sombra de dúvida a recuperar o equilíbrio perdido.
Porém, esta história “científica-extremista” que hoje infelizmente vivemos fez com que se perdesse a observação de todas as partes do Ser como igualmente importantes, além do grande massacre que a Natureza vem sofrendo pelo homem que busca a qualquer custo sugar dela tudo o que pode, sem discriminação, preservação e respeito, acabou por deixar todos doentes, desconectados, inclusive a própria natureza.
A partir deste contexto em que estamos vivendo, surge então a proposta de um “novo olhar”, um novo formato, que na verdade não é tão novo assim, pois é o modelo que antes da ambição desenfreada do homem em querer “dominar o mundo” a humanidade vivia, com mais respeito e sinergia com a natureza.
Regra geral desta “Nova” abordagem é a compreensão de que o Ser Humano é formado por seu corpo, sua mente, sentimentos, emoções e espírito, e que tudo interage e reflete em tudo, com tudo e todos. Sendo assim a Terapia Holística compreende que todas as partes merecem atenção igual e devem ser tratadas com a mesma importância.
Holos vem do grego e significa todo, inteiro, integral. É uma abordagem terapêutica que se importa com todos os aspectos do Ser Humano, e atua juntamente com todas as outras formas de tratamento, como a medicina convencional, a nutrição, dentre outras, porque entende que é importante para o exercício do bem estar e da saúde.
Entendemos a abordagem holística como uma reintegração do indivíduo. Estamos vivendo uma cultura onde tudo passou a ser fragmentado, e a “especialização” veio com muita força. Claro, como tudo na existência tem dois lados, a atenção deve ser em mantermos o caminho do meio, sem exagerar nas extremidades. A especialização dedica-se a uma parte, dando toda atenção a ela, mas torna o indivíduo fragmentado, e a visão Holística ressurge com o intuito de reintegrar as partes do Ser, sem deixar de dar atenção a de maior necessidade, porém sem a fixação da mesma.
É fato que o contexto sociocultural do indivíduo pode contribuir para estes desequilíbrios e pode levá-lo a um desconforto psicológico, emocional e físico, porém independente do aspecto onde se iniciou este processo ele irá interferir nas demais áreas, por isto a importância do olhar mais global, consciente e atento.
O Terapeuta Holístico possui esta visão e ferramentas adequadas para encontrar junto com o cliente a causa do desequilíbrio, e assim será proposto um tratamento que integrará técnicas naturais, não agressivas, junto com um trabalho de ressignificação de seus conflitos, logo ressignificação de sua caminhada, com autoconhecimento, com a busca da plenitude pelo amor e não pela dor.
Lembrando que autoconhecimento não pretende gerar culpa de nenhuma espécie, somente despertar a consciência para as verdades, mesmo que estas não sejam fáceis, por isto exige coragem e confiança no fluxo.
Cada tratamento é único, nesta área não temos uma “forma” de tratamento pré-estabelecido, temos princípios, e as técnicas podem ser iguais para indivíduos diferentes, porém o desenrolar do tratamento é único, pois ele acontece a partir da visão e dos sentimentos que são individuais, mas para todos deve ser um caminho de escuta atenta ao Ser.
Para tanto não é preciso que algo físico já tenha acometido o cliente, pode ser também um momento para repor suas energias, um trabalho de revitalização, ou até depuração, além de ser um momento para aprender a se conhecer melhor e se aceitar, assim como se apresenta.
Por isso entendo esta abordagem como uma arte, “Arte de Cuidar do Ser”, pois cada Ser Humano é um universo único, com suas singularidades e precisa ser cuidado de uma forma artesanal, com toda atenção, respeito e sacralidade.
Com carinho, Aline Pastori